Sugestões de leituras

Espectros

Espectros
Cecília Meireles
Editora Global


Primeiro livro de Cecília Meireles, Espectros foi publicado em 1919, em tiragem muito reduzida. Cecília tinha aproximadamente 17 anos, era recém-formada pela Escola Normal do antigo Distrito Federal, no Rio de Janeiro, e reunia em livro 17 sonetos. 
No prefácio à edição, o professor Alfredo Gomes saudava na aluna “o coração já superiormente formado, a inteligência clara e lúcida, a intuição notável com que sabia expor pensamentos próprios e singulares até em assuntos pedagógicos”. Além disso, o mestre antecipava o êxito da jovem autora cujos sonetos descortinavam “aos olhos mais desatentos quanto se pode esperar em recente futuro de tão promissor talento poético”. Livro raro e quase desconhecido, Espectros é a primeira manifestação poética de uma das mais poderosas personalidades da literatura de língua portuguesa.


O Rei Que Mora no Mar

O Rei que mora no mar
Ferreira Gullar
Editora Global

A lenda da Praia dos Lençóis, no Maranhão, em que D. Sebastião (1554-1578), mítico rei de Portugal, transformado em um touro negro encantado vive no fundo do mar, é narrada em versos por Ferreira Gullar. Nasceu em São Luís do Maranhão e, mesmo tendo vivido a partir dos 21 anos no Rio de Janeiro, sua cidade natal é um elemento forte em sua produção poética. Dizem que, se a noite é feia, qualquer um pode escutar o touro a correr na areia até se perder no mar, onde vive em um palácio feito de seda e ouro. Mas todo encanto se acaba se alguém enfrentar o touro. Com a publicação desse poema pela Global Editora na Coleção Magias Infantil, ilustrado pelos traços de Rogério Borges, o jovem leitor tem a oportunidade de conhecer um dos maiores poetas da nossa literatura e sensibilizar-se com um aspecto da nossa herança cultural.




O Bicho Alfabeto
Poemas de Paulo Leminski
Editora Companhia das Letrinhas

O bicho alfabeto tem vinte e três patas, ou quase. Por onde ele passa, nascem palavras e frases. Só que quando ele encontra o Paulo Leminski, das palavras nascem versos e poemas, que falam sobre o mar, o vento, a chuva, uma estrela, uma pedra, um cachorro, um sapo, uma formiga. Coisas que todo mundo conhece do dia a dia, mas que podem se transformar em outras quando entram na poesia do Leminski. 
Selecionados a partir do livro Toda poesia e com ilustrações de Ziraldo, os vinte e seis poemas de O bicho alfabeto convidam o pequeno leitor a um passeio surpreendente pela natureza, pelo humor e pela linguagem. E quem decidir se aventurar por essas páginas nunca mais vai ver o mundo do mesmo jeito. 


Indicação da Profª Fabiana Bomfim

O Andar do Bêbado
Leonard Mlodinow 
Editora: Zahar


Não estamos preparados para lidar com o aleatório – e, por isso, não percebemos o quanto o acaso interfere em nossas vidas. Citando exemplos e pesquisas presentes em todos os âmbitos da vida, do mercado financeiro aos esportes, de Hollywood à medicina,  Mlodinow  apresenta de forma divertida e curiosa as ferramentas necessárias para identificar os indícios do acaso. Como resultado, nos ajuda a fazer escolhas mais acertadas e a conviver melhor com fatores que não podemos controlar. Prepare-se para colocar em xeque algumas certezas sobre o funcionamento do mundo e para perceber que muitas coisas são tão previsíveis quanto o próximo passo de um bêbado depois de uma noitada...




Indicação da Profª. Daniella Camillo

A comida baiana de Jorge Amado
 Paloma Jorge Amado
Editora: Panelinha

Só de ler Jorge Amado a gente já fica com água na boca cada vez que um personagem resolve comer. Acarajé, vatapá, feijoada, beiju de tapioca, moqueca - e ainda nem chegamos à sobremesa! Paloma Jorge Amado compilou as receitas de pratos que aparecem na obra de seu pai e o resultado é este livro, que ainda apresenta citações, divertidas crônicas e maravilhosas fotos. E mais: receitas testadas com o método Panelinha! Até quem não sabe cozinhar vai conseguir trazer um pouco da Bahia para a cozinha de casa.



Indicação da Profª Gislene Lacerda

 Caderno de viagem de Paraty
Autor: Pablo de La Riestra
Editora Bei

O livro compõe-se de desenhos de grande rigor formal, que se equilibram entre a documentação e a arte, convidando o espectador a uma fruição prazerosa e atenta. O autor chama a atenção para aspectos do casario que muitas vezes escapam ao olhar, ressaltando em riqueza de detalhes apenas o que é próprio da arquitetura. São 31 representações de edifícios isolados - civis ou religiosos - e de quarteirões inteiros, estes revelados em páginas que se desdobram. Breves textos apontam as características da arquitetura histórica. 



Indicação da Profª Camila Passador

A floresta que canta!
Uma expedição sonora por terras indígenas do Brasil
Autoras: Magda Pucci e Berenice de Almeida
Editora Peirópolis


Este livro é um convite para você descobrir a diversidade da música produzida pelos índios brasileiros, com registro que pouco (ou nada) remetem aos sons que estamos acostumados a ouvir nas cidades, e que, talvez por isso, tenham tanto poder para atiçar nossa curiosidade e imaginação.



Indicação da Profª Camila Passador

 BUMBA-MEU-BOI
Autores: Stela Barbieri e Fernando Vilela
Editora WMF Martins Fontes

A história do bumba-meu-boi é muito antiga. Pesquisadores do folclore acreditam que suas primeiras manifestações datam do século XVIII, em cada região do país a música, os personagens e até mesmo o próprio boi ganham novas características, o que permite que esse folguedo seja até hoje, e em todos os sentidos, tão popular.

  

Indicação do Profº Luis Fernando Weffort

Odisseia
Homero
Tradução de Trajano Vieira
Edição bilíngue
Editora 34

Compostas por volta do século VIII a.C., a Ilíada e a Odisseia de Homero são os textos inaugurais da literatura ocidental. Enquanto a Ilíada, de feição clássica, narra os eventos da guerra de Troia, a ira de Aquiles e seu desejo de tornar-se imortal, a Odisseia relata o complexo e aventuroso percurso de Odisseu, um dos principais heróis gregos, ao tentar regressar para Ítaca e para Penélope, sua esposa, após o fim da guerra. Obra de fina tessitura linguística e extrema modernidade, a Odisseia ganha agora - das mãos de Trajano Vieira, doutor em Letras Clássicas pela USP, professor livre-docente da Unicamp e um dos mais ativos e experientes tradutores do grego no Brasil - uma nova tradução que busca preservar ao máximo tais elementos, recriando poeticamente os ritmos e as sonoridades do original. A presente edição, bilíngue, traz ainda uma série de aparatos que visam auxiliar o leitor a navegar pelos mais de 12 mil versos da obra: índice onomástico completo, mapas, posfácio do tradutor, informações sobre métrica e critérios de tradução, dados biográficos do autor, bibliografia sugerida, excertos da crítica, sumário dos 24 cantos e um instigante ensaio do escritor Ítalo Calvino.



Vinte mil léguas submarinas
Júlio Verne
Editora: Penguin Companhia

A aventura começa quando Dr. Pierre Arronax é convidado pelo Secretário da Marinha dos Estados Unidos a participar de uma expedição de pesquisa naval a bordo do Abraham Lincoln. O objetivo é encontrar um monstro marinho, avistado no Oceano Pacífico. Durante o confronto, Arronax, seu criado Conseil e o arpoador canadense Ned Land são lançados ao mar, para serem subsequentemente resgatados pelo submarino do capitão Nemo, o Nautilus.



Viagem ao Centro da Terra
Júlio Verne
Editora: Melhoramentos

 Mesclando ficção, informação científica e humor, Júlio Verne oferece ao leitor mais um romance empolgante, em que os personagens são lançados em situações extremas, necessitando dar o melhor de si para superá-las.




Nenhum comentário:

Postar um comentário